1 de jul. de 2008

LIVROS

O primeiro livro que li por livre e espontânea vontade foi “Os mutantes” de Pierre Weil. Graças ao sistema acadêmico, meu pavor por livros teve seu extermínio justamente quando saí do colégio. Obras de fuderosos brasileiros me causam irritação e preconceito. Sim, eu confesso tenho preconceito contra Machado de Assis, Carlos Drummond e seus amigos da literatura brasileira. Quando forçaram a ler “O Alienista” foi como comer brócolis, foda-se os valores nutritivos de um vegetal como o brócolis. Eu não ofereceria um ramo de brócolis para a moreninha, ela olharia com ojeriza e descrença, poderia daí pensar que eu não aprovo sua nutrição e logo, portanto, pensar que eu estaria a chamando de gorda. Uma flor é uma flor, uma pinóia! Pinóia..de onde saiu essa palavra?. Enfim, voltando ao “brócoli” ou melhor aos valores de um livro e como eles nos são empurrados. Machado de Assis, pois é...é chato. Sinto oferecer isso ao universo (nada de novo) mas é CHATO. Eu com 12 anos, não quero ler um livro, eu quero jogar bola, quero dar um beijão na Lú, quero beber cerveja na saída da aula e me achar fodão por isso.

Agora, não que o livro desse tal de Pierre Weil tenha sido grande coisa, mas, foi diferente e isso me bastava. Um universo, uma ideologia e política diferente de como expressar as idéias. Nada era rebuscado, pomposo e enfadonho. Era como ver um filme iraniano. Sim, filme iraniano normalmente é chato. Mas quando se vê um filme iraniano pela primeira vez, você pode muito bem viver o resto da vida sem ver um novamente. Eles trazem uma linguagem, um universo diferente e pronto! Resultado: nunca mais quis ler algo desse espiritualista e Filhos do paraíso já bastam para mim.

Comprar livros é um hobby, para mim. Não uma obrigação. Tem gente que se obriga comprar um livro “Ai meu deus, não li nenhum livro essa semana! EU TENHO QUE COMPRAR UM LIVRO!”. Eu penso com calma em relação a livros. Chego numa livraria por obras do acaso. Meu segundo livro (que comprei), foi a Desobediência Civil, de Henry Thoreau. Na época não sabia por quê diabos, estava comprando um livro do Thoreau (agora acredito que foi por causa de Sociedade dos poetas mortos). Eu simplesmente, abri o livro e li a página inicial, o meio, o final. Comprei. Eu analiso rapidamente o escritor, vejo se a mentira que ele diz me é convincente. Foi assim, aliás, que descobri o Bukowski. Tive minhas porções de Eurekas óbvias para leitores famintos. Mas ninguém nunca me falou deles, eu não os procurei. Simplesmente os achei. Interessante que Weil falava em sincronicidades em seu livro e eu ficava pensando que tudo no universo realmente era regido por elas. Algo me levava a outra coisa e tudo começa a fazer sentido para mim. Leituras obrigatórias me enchiam o saco, mas, ler David Coimbra, Bokowski e o Gibran (apresentado pelo grande amigo Tiago) me causavam preenchimento. Sim, eu era carente, não correspondido pelos livros. Eu queria pizza e bombons de licor e me empurravam brócolis pela garganta.



A propósito: A Saraiva e seus L&PM’s pockets estão com uma variedade vexaminosa de livros para vender. Que pena, pois ao lado da banca da L&PM tem uma banca de DVD’s e os moribundos CD’s . Nessa banca têm grandes filmes custando MENOS que os livros da L&PM e a livraria do Globo agora é uma loja de tênis, ou sapataria. Minha prateleira está dando lugar cada vez mais para filmes como O Show de Jimmy, Clube da luta, Box do Rocky Balboa e Antes do amanhecer com minhas novas chuteiras para sintético logo ao lado.

A propósito II: Sabiam que o brócolis mata as bactérias que causam câncer de estômago? Comam brócolis e leiam Machado de Assis. Não que eu faça mas alguém com mais miolos deve fazê-lo.

A propósito III: Nem as bactérias aturam o temível "brócoli".

15 comentários:

Cuevas disse...

Gibran é foda pra caralho, gentem!

E eu gosto de Brócolis!

Edison Rodrigues disse...

procuro um Vonnegut agora..só tenho café da manhã dos campeões e achei fuderoso..mas o tiago tá com ele raptado..tsc tsc.. mas eu não gosto de brócolis..não tem jeito

Anti disse...

Raptado nada, já falei que acabei de ler, tu que não sai da caverna pr'eu poder te devolver o livro, ermitão louco.

E eu também não gosto de brócolis. Nem de Machado de Assis.

Edison Rodrigues disse...

fora q tb raptou meu rocky e rambo!

Anti disse...

Ah, aí é diferente...

Rodrigo Ramos disse...

David Coimbra? Putaquepariu!!!

Machado é bom. Brocólis não. Prefiro couve, com feijão de preferência.

PS: Tenho Hócus - Pócus. Posso te enviar via Tiago. O que vem a ser tão confiável quanto um Sedex 10 em tempos de greve.

Anti disse...

Calúnias!

Edison Rodrigues disse...

mas bah..certamente!! se enviares o Hócus - pócus pelo Tiago 10, pode ser q até chegue aqui..hehe..pombas eu gostaria de ler mais um livro desse louco bão demais além da conta sô! agradeço se enviares mesmo ae velhinho!

Thiago Nebuloni disse...

"Graças ao sistema acadêmico, meu pavor por livros teve seu extermínio justamente quando saí do colégio." Faço minhas as suas palavras, e com fúria.
Este post está bom para conhecer escritores novos.

Edison Rodrigues disse...

tu é bloqueiado rapaz! é da gangue "magnus"?

Thiago Nebuloni disse...

Sou o quê?
Que gangue é essa? Acredito que não faço parte, não.

Edison Rodrigues disse...

hahaaha..perguntei se és um dos bloggers linkados pelo anti ou é amigo dele..da gangue. hehehe

Thiago Nebuloni disse...

Não sou linkado, não. E também não creio conhecer ninguém por aqui. Para falar a verdade nem sei como vim parar aqui. Talvez por um dos blogs da Daniele doida do sul. Sei que cheguei no magnífico post do Martelo ou Martelada.

Edison Rodrigues disse...

aah sim sim..a daniele é amiga do anti. é bem provável que tenha sido por esta estrada. espero que curta as marteladas..haha.. abraços ae

Thiago Nebuloni disse...

Obrigado. Agora só estou esperando novos posts.