14 de jan. de 2007

Lições de 20 anos.

Um exercício de sinceridade. Ocultarei o "nunca aceite o primeiro prato de sopa que lhe oferecem" ou algo do tipo "por que o ser humano tem a necessidade de escrever aquilo que ninguém nunca irá ler", sem metáforas dessa vez. Ou melhor, usarei o mínimo possível.

Eu me sento na frente desse computador e minha "alma".. sem metáforas, eu prometi, recomeçarei.. Eu me sento na frente desse computador e percebo que estou puto da cara comigo mesmo. Eu estou aqui, afundando lentamente nesse sentimento de arrependimento e sinto essa profunda decepção em minha vida. Eu não fiz nada dela. Realmente nada. Mas, como posso aprender sobre a vida? Se meus tantos professores que passaram brevemente por ela, nada me ensinaram a ser.
Em um colégio que estudei, o pior de todos. Eu apenas sentava numa cadeira. Eu fazia algumas provas sobre pontes de hidrogênio, logaritmos, gramática. Li livros que me fizeram por anos odiar a literatura. Tive que ouvir quieto as orações, cortaram meu cabelo, me colocaram o uniforme. Eu fiz tudo isso, e não foi uma experiência tão traumática por si só. Mas eu agonizava por viver, eu queria muito estar vivendo. É difícil se expressar sem ser por uma metáfora, o que é a vida? Não estaria numa classe de filosofia, sentado quando me perguntassem isso.. o que é a vida?! Eu posso fazer um exercício de livre pensamento, para mim, a vida deveria ser aquilo que nós realmente construiríamos, se nós realmente, sem escapatória, vamos morrer.. deixem eu construir meu próprio caixão... deixem eu simplesmente tentar ter minha própria vida. Mas a "vida" aqui seria apenas uma metáfora como tantas outras que insisto em gritar.. digo, que insisto em escrever. Qual a beleza que existe numa vida de alguém? Sendo realista, "cru", como o mundo nos inspira ser? Tudo bem, o serei:
O que é a vida? A vida é nascer, nascidos pouco tempo depois entramos num colégio, aprendemos as matérias que todo mundo que vive e respira um dia aprendeu ou aprenderá. Útil aqueles que querem ter um salário digno. Se você é um pobre coitado, como a maioria de nós, sem dom algum ou esse dom foi arrancado de você por simplesmente te subtraírem no meio de uma massa, o resultado é o mesmo. E esse resultado é uma vida. Se realmente tiver sorte, você encontrará nesse meio, algumas pessoas que lhe darão motivos para levantar-se de manhã e com muito mais sorte alguns tutores que farão a diferença no seu mundo, talvez aprenda algo no final. Algo mais importante que o ponto de fusão do etanol. Mas, essa resposta tem várias fases quando se responde realisticamente. Para ser honesto, completamente honesto, só posso responder aquilo que vivo, já que é um exercício realista, como responder aquilo que nunca teve oportunidade de viver?
Outra fase: crescer, virar adulto. Não, responsável, apenas adulto. Barba, irritações, problemas médicos, vestibulares, brigas constantes naquele lar que um dia você apenas contentava-se em sentar na grama e brincar com seu cachorro enquanto o sol da tarde lhe queimava a pele. Tudo isso parece ser tão antigo e irreconhecível. O espelho reflete sua imagem, e você nunca gosta do que vê. Algo te chateia profundamente e aquele sentimento de "um vazio" ou um "buraco no estômago" te faz chorar. Talvez, isso seja vida.
O único professor, digno do significado dessa palavra, que um dia conheci, uma vez disse algo que ficou perpetuado em minha cabeça, "o que vocês aprenderão aqui, não servirá lá fora. A vida é muito mais do que simplesmente vir a escola e copiar a matéria que o professor passa no quadro". A maioria de nós não lhe demos o valor e o respeito. Eu sinto vergonha nisso, porque eu pensava e sentia exatamente daquela maneira. Não nos ensinou nada novo, mas, ensinou a perceber o que precisava ser percebido. o que nenhum outro educando fez.
O que é a vida? A vida é metáforas, a vida significa uma reunião de diferentes tipos de sonhos, mas, deve conter ações nela também. Nós erramos. Todos nós erramos, a diferença daqueles que realizam algo de importante em suas vidas é que eles voltam atrás, refazem aquilo, mudam a si mesmos, melhoram, vivem!
A vida, é apaixonar-se e ter certeza que ninguém ama tanto aquela pessoa quanto você, a vida é dar de cara contra um muro, é cair bêbado de um morro, é sentir o gosto da sua comida favorita, é querer ditar as regras do jogo e não poder. A vida é ter decepções, cicatrizes que nunca irão curar totalmente. É ficar fraco, mas, paradoxalmente, incrivelmente forte. É chorar, rir, magoar. É passar trote, fazer besteira e ser pego algum dia. É contar mentiras inocentes, é ser pego numa mentira séria. É perder amigos, parentes. Mas a vida não é só isso. É tudo aquilo que você quer que seja, ou ao menos, tenta. No final de tudo, as únicas prestações de contas que devemos fazer é para nós. Unicamente.
E agora, vejo tantos amigos e amigas, preocupados com esse vestibular e seus futuros.. e pensar que nós ainda temos 20 anos.. e ninguém sabe responder "o que é a vida". E essa é uma das respostas que ficam mais difíceis a medida que os anos passam.

Um comentário:

Anônimo disse...

Você anda muito reflexivo. Relaxe!